Impulsocontrate a Impulso

Você prioriza lucratividade ou humanização? 🤔

Karine SilveiraKarine Silveira

Opa! 👋 – Mira aqui.


Excelente manhã de segunda-feira!


Aqui vai uma ação concreta para você liderar com alta performance, sem burnout.


A edição de hoje leva pouco mais de minutos para ser lida, ok?


Aproveite!

Mas antes, uma novidade, a newsletter Líder de Alto Impacto agora será quinzenal


Esta mudança é necessária para nos dedicarmos mais a um novo projeto especial, que em breve vou falar mais a respeito.

Líderes Convidados


Hoje temos mais uma edição escrita por uma pessoa convidada.


Ela é Co-fundadora e Diretora de Cultura, Pessoas e Pets da Impulso. Karine Silveira é a minha parceira de vida e uma real líder de alto impacto!


Vamos lá?


Empresas, Lucratividade e Humanidade


Para falar sobre essas três palavras juntas seria muito massa umas cervejas com petiscos em uma mesa de bar e sem hora para acabar, segundo a minha amiga e companheira de jornada na Impulso, a Camis.

Mas… vamos de texto mesmo para começar.


Eu não sei na sua empresa, mas na minha, frequentemente nos pegamos conversando sobre esse assunto.


Parece-me que falamos mais sobre Humanidade do que Lucratividade.


De forma alguma, sou contra empresas humanizadas, até porque a Humanidade é um valor que está no DNA da minha empresa, a Impulso. Como gestora e empresária, penso que precisamos conversar mais sobre ser uma empresa humanizada, mas também sobre lucratividade.


Sabemos o que significa ser uma empresa humanizada?


É aquela que valoriza as pessoas, promove a diversidade e a inclusão, busca o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, investe no desenvolvimento de seus colaboradores e se preocupa com o impacto social e ambiental de suas operações.


No final, reconhece que o sucesso de uma empresa está diretamente ligado ao bem-estar e à felicidade das pessoas que trabalham nela.


E é isso mesmo, mas se a empresa não estiver dando lucro, o que acontece?


Ela deixa de ser uma empresa e passa a ser qualquer outra coisa, principalmente, com o passar do tempo, ela deixa de existir e as pessoas não estarão mais nela.


O mais doloroso, tudo que foi construído em termos de valores, cultura, ambiente focado no crescimento pessoal e profissional das pessoas deixará de existir também. E falando especificamente por mim (e acredito que por muitos de nós que estamos empreendendo), construo diariamente a minha empresa para que ela gere valor para meus clientes e seja o melhor lugar para trabalhar para as pessoas que estão comigo nesse desafio.


Para tal, precisamos como empresários e gestores, equilibrar em nossas estratégias e ações diárias humanidade e lucratividade.


Como equilibramos esses dois grandes pilares?


Existem várias estratégias, mas vou listar algumas que acredito que fazem muita diferença no dia a dia:

  1. Não perca a oportunidade de alinhar os resultados que precisam ser alcançados e porque precisam ser alcançados e, principalmente, quais os impactos quando não os alcançamos. Afinal, ficarmos todos na mesma página e conscientes dos desafios é uma questão de humanidade.
  2. Seu tempo nunca pode ser escasso para as pessoas. Faça 1:1 com as pessoas, escute-as genuinamente. Na maioria das vezes, as pessoas querem ser ouvidas de verdade em um espaço de total confiança, sem julgamentos.
  3. Observe os seus comportamentos e os dos outros. Não permita comportamentos não aderentes à cultura. Trate imediatamente. Somos humanos e perdemos a mão em alguns momentos.
  4. Uma hora a corda rompe. Equilíbrio é essencial, quanto maior a pressão, maior a necessidade de momentos de descompressão. Não abra mão disso, nem para você e nem para seu time. Crie momentos de diversão e leveza (mesmo em meio ao caos), observe que não relaxa ou não tira folga ou está extrapolando as horas de trabalho.
  5. Crie uma cultura de troca de feedbacks. Comece pedindo feedbacks sobre você como liderança para as suas pessoas. Talvez no início elas não se sintam confortáveis, mas uma hora elas vão estar e será uma excelente oportunidade de se conectar mais ainda com elas e começar uma nova jornada de aprendizado como liderança.


Ao equilibrar a humanidade e a lucratividade, as empresas não apenas atendem às demandas da sociedade contemporânea, mas também criam um modelo de negócios sustentável e orientado para o futuro.


Já parou para pensar nisso?

Isso é tudo por hoje. Uma ação concreta para você!


Se está gostando, a melhor forma de demonstrar é compartilhando a News Líder de Alto Impacto com pessoas que se beneficiariam dos meus conteúdos.


Até semana que vem!


Grande abraço,


Mira

PARA LER, SEGUIR E AVANÇAR

Reduza MUITOS problemas dentro da sua empresa com apenas UMA solução

É possível começar 2024 evitando vários problemas super comuns no dia a dia das empresas com a metodologia do Extreme Programming (XP). E desconfio que isso não acontece muito porque o nome não é tão palatável.

Seus valores são a comunicação, simplicidade, feedback, coragem e respeito. Itens fundamentais para qualquer negócio.

O que achou da news?


Você pode responder aqui, em menos de 1 minuto.

Edições anteriores

Carregando...

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao aceitar, você concorda com nossa Política de Privacidade

Receba nossa newsletter

Receba semanalmente uma ação concreta para você alcançar e manter resultados excepcionais com seus times, sem burnout.

Pronto, em breve você vai receber novidades 👍