Skip to main content
Impulso News

Você ouve genuinamente as pessoas que lidera?

Impulso News • Edição nº

Opa! 👋 – Mira aqui.

Excelente manhã de segunda-feira para 1200+ Líderes de Alto Impacto!

Aqui vai uma ação concreta para você liderar com alta performance, sem burnout.

A edição de hoje leva pouco mais de 5 minutos para ser lida, ok?

Aproveite!

Esta é a última news de 2023.

Foram exatamente 56 publicações durante o ano.

Já falamos aqui sobre todo tipo de assunto, desde trabalho remoto e movimentos como a nova era do recrutamento tech, à KRs para melhorar produtividade e dica de bem-estar.

Também já falamos sobre times de alta performance, que lideranças também recebem feedback e que tipos de perguntas devemos, como líderes, fazer recorrentemente às nossas pessoas.

Ao fazer meu retrospecto pessoal anual, vi que quero falar mais sobre este último novamente.Ouvir.

Chega a ser clichê falar da importância da Escuta Ativa para pessoas gestoras. Ainda mais em tempos de coachs de palco repetindo ideias de auto-ajuda desgastadas como “todo mundo tem as mesmas 24h no dia, faça melhor”.

Mas o principal insight que tive ao pensar sobre o meu ano foi se realmente, re-al-men-te, eu estava implementado o que falo de que devemos ouvir genuinamente as pessoas.

Ou se eu estava apenas nutrindo uma auto-ilusão.

Ao pensar sobre isso, me veio à mente uma explicação extremamente didática de um grande astrofísico, autor e pesquisador que admiro muito: Neil deGrasse Tyson.

“O Método Científico, que está por trás de todas as grandes conquistas da Humanidade, pode ser resumido em uma frase:Faça tudo o que for necessário para evitar auto-ilusões.Auto-ilusão é pensar que algo verdadeiro, não é. Ou pensar que algo não é verdadeiro, é.”

Ou seja:

Obtenha várias perspectivas sobre uma mesma questão para chegar às suas conclusões, mesmo que elas sejam diferentes das suas crenças.

Isso me lembra do meu outro autor e pesquisador preferido, Adam Grant, que escreveu o meu livro preferido:
Pense de novo: O poder de saber o que você não sabe.

pensar-novamente

Um resumo do livro e que se conecta com minha auto-avaliação esse ano é:

“Adam Grant examina a crucial arte de repensar: aprender a questionar nossas opiniões e a abrir a mente das outras pessoas, o que pode nos levar à excelência no trabalho e à sabedoria na vida.”


Por isso, pergunto: você ouve genuinamente as pessoas que lidera?

Quando falo genuinamente, significa ouvir atentamente, querendo efetivamente entender o ponto de vista dela, ao invés de querer debater ou refutar a opinião dela. Isso é ouvir de forma genuína, estando aberto a repensar suas próprias opiniões.

Então essa é minha mensagem de final de ano para você.

Ouça de verdade.

Repense.

Tenho certeza que você vai descobrir muita coisa legal nesse processo.

Ótimas festas para você e toda a sua família!

Isso é tudo por hoje. Uma ação concreta para você!

Se está gostando, o melhor elogio que pode me fazer é compartilhar a News Líder de Alto Impacto com uma pessoa que você acha que se beneficiaria dos meus conteúdos. Por outro lado, se não estiver obtendo valor dos meus e-mails, considere cancelar sua inscrição. Não vou ficar chateado, ok?

Até semana que vem!

Grande abraço,

Mira

Rectangle_224_(1)

O que achou da news?

Em 1 minuto, você pode falar o que achou aqui.

Por Impulso

Conteúdos sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility, escritos e selecionados especialmente pelas lideranças da Impulso.

Assine minha lista
Ao assinar você estará concordando com nossa Política de Privacidade.