Skip to main content
Impulso News

Novos rumos aqui…

Impulso News • Edição nº111

Toda semana, temos uma edição com conteúdos escritos e curados pelas lideranças da Impulso sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility. Nesta semana, temos este artigo do nosso co-fundador e CRO, Rafael Miranda. Boa leitura!

Oi gente! 👋 Eu sou o Mira, vocês já receberam várias edições escritas por mim aqui, mas hoje trouxe um assunto mais pessoal para comunicar algo importante.

Há cerca de 1 ano atrás, eu decidi iniciar um projeto pessoal de formação de lideranças: o “Liderança de Alto Impacto”.

O foco era em lideranças médias. Mas os feedbacks positivos e pedidos de ampliação do escopo foram tantos, que hoje já inclui elementos para diferentes níveis de senioridade e experiência com liderança e gestão.

Esta jornada tem sido simplesmente fan-tás-ti-ca. Tenho não só conseguido ajudar efetivamente muitas pessoas, quanto aprendido demais! Como bem disse Paulo Freire, um dos mais importantes pedagogos brasileiros: 

“Quem ensina, aprende ao ensinar. Quem aprende, ensina ao aprender”


E isso não poderia ser mais verdade. Além disso, ter sido convidado pelo mestre Alisson Vale para lançar o Curso de Liderança de Alto Impacto em conjunto com a Kari Silveira, foi um grande reconhecimento!

Porém, não tem sido fácil.

Sair da zona de conforto é bom para nos forçar a evoluir.
Mas também nos desgasta.
Já quase desisti inúmeras vezes.
Seja pelos finais de semana investidos para produzir conteúdo.
Ou pela energia mental despendida para lidar com trolls nas redes sociais.
Ou pelas várias outras responsabilidades que tenho.
Ou por problemas de saúde.

No final, nenhum destes pontos individualmente me consome excessivamente. Mas, todos eles juntos, sim.
Para piorar, acabei tendo meu segundo burnout no final do ano passado e venho tentando me recuperar desde então.
Mas todas as vezes que pensei em desistir, contei com a ajuda de amigos para sair com alguma solução e continuar. É o que farei agora novamente.

O que me motiva?

Para sair desse cenário fiz uma dinâmica comigo mesmo que gosto muito: listei todas as coisas que me deixaram feliz nesse 1 ano de projeto.
Acabei saindo com itens como:

  • Momentos de debates amistosos;
  • Trocas entre pequenos grupos;
  • Boas conversas profundas;
  • Diálogos sem melindres;
  • Interações um a um;
  • Evolução pessoal;
  • Criação de conexões;
  • Co-criações;
  • Aprendizados.
    Tudo isso aponta para um dos meus principais motivadores de vida que é nutrir relações genuínas.

Analisando sob outro ângulo, percebi que várias destas coisas se alinham com a base da Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser:

Então, a partir de agora, passarei a dedicar mais tempo para essas coisas, de forma a entregar valor para as pessoas, mas mantendo o equilíbrio.

Assim, creio que conseguirei continuar tocando o projeto de forma mais plena e por mais tempo.

Mas como fazer isso?

Unindo forças: estamos trazendo a minha Newsletter Liderança de Alto Impacto para somar-se à Impulso News. Então, a partir do próximo e-mail, ambas as newsletters se juntarão, passando a se chamar: Líder de Alto Impacto.

Desta forma, além de eu conseguir diminuir o tempo de escrita de conteúdo, já que escrevia para as duas newsletters, também poderei contar com o timaço da Impulso para operacionalizar inúmeras questões técnicas relacionadas à gestão da news.

Tudo isso me permitirá dedicar mais tempo para os próximos passos do projeto! Estou mega ansioso para falar sobre isso, mas não posso ainda. 🤐

Mas muito em breve poderei. E posso afirmar: será MUITO massa!

O que muda?

Algumas poucas coisas:
Estarei aparecendo mais por aqui, mas seguiremos alternando as edições, com nossas lideranças da Impulso e trarei outros convidados externos, lideranças inspiradoras para mim para inserirmos visões diversas para o conteúdo.

Usarei um formato direto ao ponto, com dicas concretas e tempo de leitura reduzido.

Se você preferir não continuar assinando mais, eu super entendo.
Faz parte.
Mas peço para você dar uma chance e acompanhar os conteúdos pelas próximas semanas para avaliar melhor se vai gostar ou não das mudanças.

Se não gostar, pode sempre responder a esse e-mail para falar comigo. Ou me contactar nas redes sociais, sou bastante ativo no Twitter e Linkedin.

Um grande abraço e até a próxima! 😊

PARA LER, OUVIR, SEGUIR E AVANÇAR

Última semana para se inscrever!

Esta é a semana que antecede o início do Curso Liderança de Alto Impacto, em que a Kari e eu estamos destilando nossos 40 anos de experiência, somados, para te oferecer o curso que gostaríamos de ter participado: direto ao ponto e com referências e dinâmicas para as pessoas. Vai ser massa ter você com a gente!

Como reconhecer líderes tóxicos?

Nesta thread, do perfil Flow Foco, no Twitter, é apresentada uma lista com 3 características de lideranças tóxicas e conselhos de como lidar com a situação de ter como líder pessoas com este problemas.

Hi Tech: os desafios de um CTO

Neste segundo episódio do Hi Tech, o Márcio Sena, CTO e Diretor de Comunidades da Impulso, entrevista o Jean de Carvalho, CTO da Tipspace, uma plataforma de jogos. Na conversa elas falam sobre vários assuntos relacionados a evolução de carreira de DEV a CTO, os desafios da função e outros pontos que podem te interessar. Vale a pena ouvir!

“Grandes líderes transformam o mundo ou, talvez, seja mais apropriado dizer que grandes líderes constroem o mundo.”

Jacob Morgan

Por Impulso

Conteúdos sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility, escritos e selecionados especialmente pelas lideranças da Impulso.

Assine minha lista
Ao assinar você estará concordando com nossa Política de Privacidade.