Skip to main content
Impulso News

No remoto ou híbrido, a realidade se impõe

Impulso News • Edição nº43

Toda semana, temos uma edição com conteúdos escritos e curados por Sylvestre Mergulhão, Karine Silveira e Rafael Miranda sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility. Nessa semana, confira este artigo do nosso CEO Sylvestre Mergulhão.


Esses dias, assisti uma live sobre o Futuro do Trabalho com Domenico de Masi, professor italiano e autor do livro “O Ócio Criativo”. Ele é uma verdadeira sumidade no tema.

Ele começou a falar sobre os impactos da pandemia no trabalho e abordou a questão do trabalho remoto – aliás, ele escreveu um livro sobre trabalho remoto em 1993. Havia uma expectativa de crescimento desse modelo desde a época, mas foi acontecendo a passos lentos. No começo de 2020, 570 mil italianos trabalhavam remotamente. Mas em março de 2020, com um decreto do governo italiano devido à pandemia, da noite para o dia, os trabalhadores remotos italianos passaram a ser mais de 7 milhões.

O crescimento da adesão do trabalho remoto seguia num aumento de 28 mil pessoas ao ano no país. Se a proporção não tivesse sido bruscamente acelerada pela pandemia, seriam necessários 210 anos para chegar ao mesmo patamar que a Covid-19 trouxe em poucos dias.

A verdade é que a realidade se impõe. A sobrevivência força os seres e as organizações a se readaptarem ou a serem atropelados pelas circunstâncias. Forçados pela situação, ainda vejo muita gente e muita empresa tentando se virar para fazer o remoto funcionar. Porque, não adianta: trabalho remoto requer um mindset, planejamento, ferramentas. A gente viveu isso na pele aqui na Impulso ao longo de anos, erramos, acertamos… E por isso, quando a pandemia chegou, nos deu um susto, mas, na prática, nos impactou pouco.

Agora, a moda tem sido tocar no assunto do “trabalho híbrido”. Muita gente que pegou o “bonde andando” do remoto está achando que o trabalho híbrido é a bala de prata para resolver o estrago que a implementação do trabalho remoto às pressas causou. Já vou adiantando: não é.

Algumas news atrás, o Rafael Miranda tocou no tema aqui por aqui. Não vá pensando que a solução para os problemas de um trabalho remoto feito de forma atabalhoada é migrar para um modelo híbrido. 

Fazer o híbrido funcionar é muito mais desafiador do que fazer o remoto funcionar. Quer um modelo híbrido que funcione? Vai precisar primeiro de um modelo remoto funcionando muito bem. Senão, mais uma vez, a realidade vai se impor. E vai ter gente dizendo que “trabalho remoto produtivo é utopia”, “quem quer crescer precisa voltar ao modelo presencial” e coisas semelhantes. Como se o problema fosse o trabalho remoto, e não a falta de organização.

Em meio às discussões híbrido X remoto, muita gente está se perdendo do que realmente importa: planejamento, cadência, considerar as possibilidades e se preparar de verdade para elas. É isso que vai fazer funcionar.

O Futuro do Trabalho, com Domenico de Masi e Thiago Veras
O Futuro do Trabalho, com Domenico de Masi e Thiago Veraswww.youtube.com

Nessa live, Domenico de Masi comenta sua visão sobre o futuro do trabalho, abordando questões atuais, como o efeito da pandemia nas relações de trabalho, trabalho remoto e muito mais.

The Worst of Both Worlds: Zooming From the Office - The New York Times
The Worst of Both Worlds: Zooming From the Office – The New York Timeswww.nytimes.com

Esse artigo do New York Times questiona a viabilidade do modelo híbrido, mostrando os desafios enfrentados por quem tenta manter um trabalho que engloba o presencial e o remoto ao mesmo tempo.

O futuro do trabalho pós-COVID-19 | McKinsey
O futuro do trabalho pós-COVID-19 | McKinseywww.mckinsey.com
A pandemia acelerou tendências existentes em termos de trabalho remoto, e-commerce e automação, com um aumento de até 25% no número de trabalhadores que podem ser obrigados a mudar de ocupação em relação a estimativas anteriores.

A melhor maneira de predizer o futuro é inventá-lo.

Alan Kay

Por Impulso

Conteúdos sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility, escritos e selecionados especialmente pelas lideranças da Impulso.

Assine minha lista
Ao assinar você estará concordando com nossa Política de Privacidade.