Impulsocontrate a Impulso

3 Anti metas para 2024

Rafael MirandaRafael Miranda

Opa! 👋 – Mira aqui.


Excelente manhã de segunda-feira!


Aqui vai uma ação concreta para você liderar com alta performance, sem burnout.


A edição de hoje leva pouco mais de 6 minutos para ser lida, ok?


Aproveite!

Mas antes, uma novidade, a newsletter Líder de Alto Impacto agora será quinzenal


Esta mudança é necessária para nos dedicarmos mais a um novo projeto especial, que em breve vou falar mais a respeito.

Uma nova era na Liderança


Recentemente eu estava reunido virtualmente com um grupo de líderes de RH e tecnologia e conversávamos sobre as mudanças no mundo corporativo, especialmente sobre as práticas de liderança que uma vez foram consideradas essenciais, mas agora deveriam ser evitadas.

Enquanto eu tomava um chocolate quente, perfeito para o inverno daqui de Portugal, a conversa fluía, intercalada com exemplos vividos por cada um e dados de estudos e pesquisa, iluminando um caminho comum: o de adaptar-se para liderar com eficácia em um mundo em constante mudança.


Inspirado pela técnica utilizada pelo Tim Ferriss, autor de inúmeros best sellers, incluindo o 4 Horas de Trabalho por Semana e Ferramentas de Titãns, resolvi listar 3 anti metas, ou seja, 3 resoluções do que não devemos fazer como líderes e gestores em 2024.


Vamos lá!


1: Seguir estruturas rígidas


Em um estudo da Deloitte, 56% dos executivos de RH apontaram a necessidade de repensar a hierarquia e a estrutura organizacional. Minha primeira anti meta para 2024 trata da rigidez hierárquica.


‘Líderes não devem se ater estritamente a hierarquias tradicionais, pois isso pode sufocar a inovação e a agilidade.’


Em um mundo onde a tecnologia evolui rapidamente, a flexibilidade e a colaboração horizontal se tornam essenciais. Nós devemos encorajar a contribuição de todos os níveis, criando um ambiente onde a inovação floresça.


2: Ignorar o bem-estar e a saúde mental


Segundo pesquisa recente da Gartner, 45% dos funcionários de alto desempenho reportaram níveis elevados de exaustão. Em 2024, líderes não devem negligenciar o bem-estar e a saúde mental dos seus times.


A prática de forçar a equipe até o limite, visando apenas resultados, é uma armadilha. Líderes eficazes reconhecem a importância de prevenir o burnout.


Neste contexto, o curso Liderança de Alto Impacto que realizo destaca a importância de desenvolver uma liderança que equilibre produtividade e bem-estar, garantindo que as pessoas alcancem seus objetivos sem sacrificar sua saúde mental.


3: Subestimar a importância da adaptabilidade e aprendizado contínuo


Um relatório já de 2024 da McKinsey revelou que 87% das empresas enfrentam lacunas de habilidades ou as antecipam nos próximos anos. Para 2024, a terceira anti meta aborda o aprendizado e adaptação.


Líderes e gestores devem evitar a armadilha de se acomodar em práticas ultrapassadas. Devemos promover uma cultura de aprendizado contínuo e adaptabilidade, tanto para nós mesmos, quanto para os nossos times.


O investimento em formações contínuas e mentorias, como o programa Impulser+ para Profissionais Tech, pode ser um catalisador para essa transformação, liberando tempo dos gestores para se manterem atualizados e reforçando seus times a estarem prontos para os desafios futuros.


Uma Jornada Contínua


À medida que a reunião virtual se encerrava, ficou claro para todos que a jornada para uma liderança eficaz em 2024 não é um destino, mas um processo contínuo.


Aplicar essas anti metas não é apenas sobre deixar práticas obsoletas para trás, mas também sobre abraçar novas formas de pensar e agir.


Líderes que se adaptam, aprendem e cuidam de suas pessoas são aqueles que irão prosperar em um mundo em constante mudança.


E você, está pronto para redefinir a liderança em sua organização e além?

Isso é tudo por hoje. Uma ação concreta para você!


Se está gostando, a melhor forma de demonstrar é compartilhando a News Líder de Alto Impacto com pessoas que se beneficiariam dos meus conteúdos.


Até semana que vem!


Grande abraço,


Mira

PARA LER, SEGUIR E AVANÇAR

Não tem como liderar sem essas skils!

O consultor de lideranças e COO, Jacob Espinoza, fez uma lista com 13 conceitos fundamentais antes de liderar qualquer time.

Nela, ele fala sobre itens que todas as lideranças vão vivenciar em sua rotina de trabalho e explica como lidar com eles, com confiança, conflitos, clareza, foco, gaps. Vale a leitura!

O que achou da news?


Você pode responder aqui, em menos de 1 minuto.

Edições anteriores

Carregando...

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao aceitar, você concorda com nossa Política de Privacidade

Receba nossa newsletter

Receba semanalmente uma ação concreta para você alcançar e manter resultados excepcionais com seus times, sem burnout.

Pronto, em breve você vai receber novidades 👍